(81) 3222.5390
Em 27 de agosto de 2021 - às 10:47

Presidente do Sindgraf-PE faz alerta aos gráficos para campanha salarial

SINDICALIZE-SE - A NOVA CAMPANHA SALARIAL ESTÁ PARA COMEÇAR

Daqui a praticamente um mês será a data anual de referência do aumento salarial e para a renovação da Lei do Gráfico (CCT) por mais um ano. Mas os trabalhadores estão preparados para conseguir isso sozinhos diante da pandemia, alta inflação e com um governo que mais ataca do que cuida dos trabalhadores e do povo brasileiro no geral? É neste momento quando todo gráfico de Pernambuco, seja ele sindicalizado ou ainda não, enxerga a importância do Sindgraf-PE na organização desta luta anual. Mas todo gráfico também reconhece e sabe muito bem da significância do sindicato na defesa diária da vida, emprego, renda, direitos e condições de trabalho da categoria no Estado, sobretudo quando a empresa tenta fragilizá-lo. Porém, essa importância pode acabar se não tiver sócios para manter o sindicato. SINDICALIZE-SE!

 

Quem não sabe que fique sabendo que Bolsonaro quer repetir a reforma trabalhista de Temer com ataques mais profundos contra seus direitos através da MP 1045. O gráfico de PE, por sua vez, sente pouco o impacto da reforma do Temer porque conta com a forte organização sindical da classe. Foi através da liderança do Sindgraf-PE que desde 2018, durante uma campanha salarial, conquistou mais direitos na Lei do Gráfico (CCT). Desde que isso aconteceu, só por conta disso, o sindicato tem barrado parte importante dos prejuízos da reforma de Temer que já tem sido sentida, infelizmente, pela maioria dos irmãos gráficos nos estados onde ainda não conseguiram barrar.

 

No ano passado, mesmo no auge da pandemia, foi essa mesma força dos gráficos sindicalizados que puderam garantir o reajuste salarial acima da inflação anual e ainda sem perda de nenhum direito já conquistado – feito único da classe no Brasil em 2020. Para este ano, apesar da maior vacinação contra a covid-19 e maior confiança industrial, a inflação está muito alta e seus desafios também.

 

Contudo, os exemplos de 2018 e de 2020 demonstram na vida real de cada gráfico pernambucano que mesmo quando os desafios parecem ser invencíveis, tudo é possível de vitória quando os trabalhadores tem consciência de seu papel social, econômico e político através da unidade, organização e da luta sindical no mundo do trabalho. O Sindgraf garante tudo isso. O gráfico precisa garantir o sindicato. FILIE-SE!

 

Só pela força da sua sindicalização é possível manter o Sindgraf na luta da campanha salarial e em todos os dias pela defesa e pelo cumprimento da Lei do Gráfico por mais um ano. E assim garantir ativos todos os 60 direitos acima da CLT, inclusive aqueles que tem barrado parte dos efeitos da reforma trabalhista de Temer. Um dos direitos é a Garantias Gerais que impede a retirada de qualquer direito existente antes desta reforma, mesmo que tenha sido dado por iniciativa da empresa. 

 

Outro direito garante o pagamento de hora-extra e demais conquistas porque proíbe que a empresa faça acordo coletivo de jornada ou de qualquer outro tipo sem o aval do sindicato. E o trabalho em dias de sábado somente pode ser realizado com tal permissão do Sindgraf. 

 

Mais um avanço da Lei do Gráfico é o direito que evitou que o trabalhador da categoria seja demitido sem poder contar com a fiscalização obrigatória do sindicato em relação à sua rescisão contratual de trabalho. Isso tem garantido que nenhum direito será sonegado ou alguém seja demitido doente sem que o sindicato saiba e assim possa cobrar os devidos pagamento dos direitos, bem como garanta o emprego.

[+ Informe Diário]

Uma resposta para “Presidente do Sindgraf-PE faz alerta aos gráficos para campanha salarial”

  1. Macilon disse:

    O sindicato garante a luta e os direitos mas o gráfico tem que garantir o seu sindicato 🤜🤛

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Responda: *