Conheça um pouco sobre tendinite
A inflamação dos tendões
Tendinite é o nome dado para a inflamação do tendão e de sua bainha. Os sintomas deste mal ocorrem durante o processo inflamatório o que causa dor, vermelhidão e inchaço, que pode evoluir para microlesões, macrolesões e ruptura completa do tendão.
Essa inflamação pode ter duas causas, mecânica e química. A mecânica ocorre por esforços prolongados e repetitivos, além de sobrecarga. Na química ocorre a desidratação, quando os músculos e tendões não estão suficientemente drenados, a alimentação incorreta e toxinas no organismo podem conduzir a uma tendinite.
O tratamento geralmente consiste na diminuição ou retirada da atividade física do local afetado, uso de antiinflamatórios (conforme indicação médica), imobilização e em alguns casos a reparação cirúrgica.
No geral os tendões sadios rompem na extremidade presa ao osso. Isso ocorre devido à carga maior do que o conjunto tendão-osso pode suportar. Já o tendão com processo inflamatório, na maioria das vezes crônico, rompe-se no meio e não são necessários grandes esforços para isso ocorrer bastando à subida um pouco mais íngreme de uma ladeira ou um arranque para corrida.
A tendinite tem sido alvo de preocupação tanto da medicina do esporte quanto da medicina do trabalho. Há uma variedade de tipos de atletismo e de ocupações que podem estar sujeitas ao problema, todas sempre relacionadas com esforços demasiados ou repetitivos (LER: Lesões por Esforço Repetitivo).
Jogadores de futebol, handebol, vôlei, feirantes (que carregam pesadas caixas), estivadores e até mesmo dançarinos. Ultimamente, a área de informática tem mostrado esse problema, com o esforço repetido dos digitadores no teclado. Sem contar os pianistas, que por estudo sistemático de suas partituras musicais podem ser acometidos de tendinite.
fonte: redevida