(81) 3222.5390
Em 2 de fevereiro de 2024 - às 3:36

Dia do Gráfico é feriado para ser debatido e comemorado, convida o Sindgraf-PE

Há 101 anos, os gráficos mudaram uma regra imposta pelo poder econômico. O trabalhador passou a ter direito ao seu sindicato e a ter seus próprios direitos coletivos, inclusive, posteriormente, a ter feriado no dia da categoria. No caso dos gráficos é no dia 7 de Fevereiro, que será na próxima quarta-feira. Esta data foi destacada pela primeira vez em 1923, quando foi realizada a grande greve por mais de um mês e garantiu o que hoje é chamada de a Lei do Gráfico no estado de Pernambuco - direitos acima da CLT conquistados por causa dessa unidade, organização e luta da categoria, o que continua sendo vital para a sua garantia porque sempre há risco de retrocessos se os trabalhadores se acomodarem.

Portanto, o feriado do gráfico não é para trabalhar, mas para debater e celebrar. O Sindgraf-PE fará inclusive evento político e festivo na sua sede a partir das 8h. O Sindgraf-PE convida os gráficos que estão empregados, desempregos e aposentados, que já participaram de grandes lutas e conquistas, para debater e comemorar o seu grande dia (7 de Fevereiro – Dia Nacional da categoria). O Sindgraf-PE garante a luta. Os gráficos garantem o sindicato. Sindicalizem-se!
 
 
“Dia 7 de Fevereiro é muito importante para todos nós gráficos. Conquistar esse feriado não foi nada fácil. Não é dia para trabalhar, mas para ser comemorado e debatido. Pode cair no domingo, feriado, dia santo. Não se troca de jeito nenhum. É dia para enaltecer a luta e conquistas”, destaca Evandro Tavares, presidente do Sindgraf, convidando toda a categoria. 
 
 
Dia 7 não é trocado por nada desde que foi conquistado. Portanto, deve ser uma data para reflexão e festa também. É um dia para comemorar. Mas não pode ser somente para festejar. Afinal, somente se festeja quando há o que comemorar. E no caso dos gráficos ainda tem porque há trabalhadores que se organizam e lutam pelas conquistas, como na última campanha salarial. Mas o tamanho da conquista é sempre do tamanho da unidade, organização e luta. Portanto,  é preciso ter uma participação crescente não somente em festa, mas sobretudo nas na unidade, organização e nas lutas. Seja forte, seja sócio. Sindicalizem-se!

 
[+ Informe Diário]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Responda: *