Dia do Gráfico e sua Lei completam 100 anos com programação especial
De amanhã a oito, dia 7 de fevereiro, os gráficos na ativa e aposentados terão muito o que se orgulhar da sua categoria ainda mais. Não só pela profissional em si, mas porque a partir dela e sobretudo pela unidade e organização sindical da classe, avançaram nos últimos 100 anos nas condições de trabalho e salários através da luta e conquista de seus direitos coletivos nas empresas.
Tudo começou na greve em 1923, liderada por João da Costa Pimenta. De lá nasceu, pela primeira vez no Brasil, o direito do trabalhador poder ter sindicato para lutar por direitos e ainda ter a primeira Lei dos Gráficos (conjunto de direitos específicos só para a categoria). Em Pernambuco, o Sindgraf mantém vivo este legado de luta. A fim de marcar este centenário com a categoria, convoca a todos para a sessão especial na Câmara Municipal do Recife às 9h, a pedido do vereador Osmar Ricardo (PT), e para a assembleia comemorativa no Sindgraf às 12h, ambos na terça-feira (7/02).
Iraquitan da Silva, presidente do Sindgraf-PE e que dedicou a maior parte de sua vida à organização da categoria nos últimos 34 anos, tendo liderado a manutenção e ampliação da Lei dos Gráficos ano após ano, lembra que todo gráfico no estado terá folga remunerada no 7/02 – Dia Nacional dos Gráficos. Este é um dos 60 direitos da Lei dos Gráficos em PE. Logo, todos podem e devem valorizar este feriado da categoria na Câmara do Recife e no Sindgraf-PE.
Ao longo desta semana e da outra, uma série de matérias sobre o 7 de Fevereiro (Dia do Gráfico e a sua Lei através da sua organização sindical) será divulgada para a categoria ter noção e ainda mais orgulho da sua profissão e sobretudo do que podem fazer quando conscientes e unidos enquanto classe trabalhadora. Salve a luta dos trabalhadores(as). Viva os gráficos(as). Seja sócio. Mantenha esse legado de luta. Sindicalize-se!