(81) 3222.5390 - 3221.3099
Em 5 de dezembro de 2018 - às 8:11

Empresa pode pagar qualificação de gráficos na função que atuam

Convenção da classe ainda orienta o aproveitamento de gráfico em outra função quando sua atividade deixa de existir diante do avanço tecnológico

O emprego com direitos e condições laborais estão protegidos pela nova Convenção Coletiva de Trabalho (CCT) dos gráficos, renovada no último mês após a vitoriosa campanha salarial liderada pelo Sindicato da classe (Sindgraf-PE). A CCT também define critérios para as empresas relativos à contribuição na qualificação profissional dos trabalhadores e condições para a preservação do emprego diante do rápido avanço tecnológico nas indústrias gráficas do mundo com reflexos sobre o setor pernambucano.

 

Muitos trabalhadores não sabem, mas a convenção garante aos gráficos até reembolso financeiro com cursos em que o funcionário tenha feito na sua área de atuação profissional dentro da empresa em que atua. A 17ª cláusula da CCT define que as gráficas devem pagar as despesas com cursos de especialização no respectivo segmento laboral. Basta que tal formação seja do interesse do empregador e que tenha sido autorizado.

 

Os benefícios da convenção coletiva da classe gráfica também protegem o trabalhador em que a sua atividade esteja ficando em desuso por conta da evolução tecnológica nos maquinários e procedimentos nas gráficas. “A fim de evitar com que o gráfico perca o seu emprego, a CCT estimula a qualificação profissional em nova função em sintonia com a tecnológica atualizada”, comenta Iraquitan da Silva, presidente do Sindgraf-PE.

 

Na 30ª cláusula da convenção, batizada de desenvolvimento tecnológico da empresa, as gráficas devem aproveitar os seus empregados em outras funções compatíveis com seu desempenho profissional na eventualidade da supressão das atividades em que atuavam. A regra determina inclusive a formação de uma comissão formada entre o Sindgraf-PE, o sindicato patronal e representantes da gráfica para tratarem de eventuais questões sobre este assunto. Procure o Sindgraf se estiver vivendo tais problemas.

 

Iraquitan aproveita e convida os trabalhadores ainda não sindicalizados para que se associem à entidade da categoria para continua defendendo o interesse dos gráficos do estado. Sindicalize-se AQUI. Os empregados também devem denunciar AQUI ao sindicato qualquer irregularidade nos seus direitos. É rápido e fácil. O sigilo é garantido. Denuncie e filie-se!

[+ Informe Diário]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Responda: *