(81) 3222.5390
Em 8 de março de 2023 - às 4:43

Futura sindicalista gráfica destaca a força das mulheres e a importância da unidade para vencer os desafios

No Sindgraf-PE, mudanças estão em curso na sua diretoria para fortalecer a defesa da categoria no geral e nas questões de profissionais femininas. Uma chapa única já foi montada e os trabalhadores(as) síndicalizados(as) participarão da eleição no próximo dia 30. Depois do processo eleitoral, terá até uma futura nova sindicalista mulher na nova gestão, a auxiliar de Editoração, Camila Benevides, que se integrará aos antigos(as) e aos outros novos(as) sindicalistas. Com a presença de Camila, a categoria voltará a ter em sua representação sindical uma das maiores empresas do setor, que é a Companhia Editorial de Pernambuco, no Recife. E ela faz questão de se pronunciar neste Dia Mundial das Mulheres referente à força e a importância da mulher, em especial das trabalhadoras gráficas.

“Hoje é dia de celebração diante de tantas conquistas que já tivemos ao longo do tempo em busca de direitos de igualdade e representatividade. Todavia, nossa luta não está nem perto de acabar pois ainda que tenham se passado mais de 100 anos de resistência feminina em busca de direitos para ser mulher na nossa sociedade, ainda é preciso muita força e união”, pontua Camila. 

 

O Dia Internacional das Mulheres foi criado, por sinal, depois da grande greve de mulheres de uma fábrica têxtil da gráfica Triangle Shirtwaist em 1908, nos Estados Unidos da América.

 

“Apesar de mais de 100 anos de nossa luta de classe e de gênero enquanto trabalhadores(as), ainda vivemos e enfrentamos, no âmbito de trabalho, a cultura do machismo e das estruturas sociais que tentam nos julgar, diminuir, coisificar, humilhar e desvalorizar todos os dias. Ainda bem que força é o que mais temos para continuar em busca de vencer essa batalha”, fala. 

 

Contudo, embora seja grande a força isolada da mulher, é pouco para enfrentar a cultura das empresas em tirar cada vez mais o lucro da classe trabalhadora, não sendo diferente sobre as trabalhadoras. É preciso mais unidade, mobilização e luta. Portanto, assim como fez Camila, tornar-se sindicalizada é a primeira e grande caminhada contra a opressão nas empresas. Juntas, as chances aumentam. Por sinal, com o objetivo de contribuir na organização sindical das mulheres gráficas e de toda a categoria, Camila aceitou a tarefa de se tornar a futura nova sindicalista. 

 

Dentro desse contexto, ele realça que, o Dia Mundial das Mulheres, é um momento importante para as trabalhadoras gráficas e às demais profissionais celebrar e sentir hoje, no Dia 8 de Março, toda a alegria e ainda a beleza de ser uma mulher trabalhadora, de ter sensibilidade, feminilidade, da capacidade de gerar a vida dentro de nossos corpos, de ser solidária e fraterna. “Um feliz Dia 8 para todas as mulheres. Seja sócia, seja forte. Sindicalize-se”, convida. 

[+ Informe Diário]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Responda: *