(81) 3222.5390 - 3221.3099
Em 23 de março de 2020 - às 7:04

Gráficas dão licenças e férias coletivas conforme orienta Sindgraf-PE

Os profissionais da maior gráfica do Norte/NE em número de funcionários, a Multimarcas no Recife, começam férias coletivas a partir de hoje. Outras gráficas em PE seguem o mesmo exemplo a pedido do sindicato obreiro, que passa a atender os trabalhadores só através do fone/zap 9 8468 9091

Nesta segunda-feira (23), um dia após o governador decretar fechamento do comércio e os serviços, salvo raras exceções, deve-se ampliar o isolamento necessário da população para frear o caos do coronavírus. Deste sexta-feira (19), a indústria gráfica recebeu a orientação do Sindicato da classe (Sindgraf) para suspenderem a produção e darem licença remunerada e férias coletivas aos seus trabalhadores. Desde então, dezenas de gráficas começaram a seguir a recomendação em proteção à saúde da categoria. As empresas que ainda não fecharam, o Sindgraf-PE pede aos donos que sigam o mesmo caminho das outras, a exemplo da gigante Multimarcas.

 

A recomendação do sindicato às gráficas pernambucanas está alicerçada inclusive no decreto do governador onde determina fechamento de várias atividades econômicas, a exemplo dos setores de serviços onde estão as gráficas. “Todos precisamos encarar e vencer o coronavírus juntos. E isso inclui os patrões, empregados e sindicatos obreiro e empresarial”, realça Iraquitan da Silva, presidente do Sindgraf. No mesmo dia em que o órgão dos trabalhadores enviou ofício às empresas, na última sexta-feira, várias atenderam a recomendação de dá licença ou férias aos seus funcionários.

 

A Multimarcas, por exemplo, paralisou a fábrica por tempo indeterminado e deu licença na sexta e sábado para todos seus funcionários (mais de 300 profissionais) e começa as férias coletivas de 30 dias a partir de hoje. “Além disso, garantiu também que voltará a dar licença remunerada aos trabalhadores depois desse prazo, se a calamidade frente ao coronavírus descontrolado continuar no estado como está atualmente”, fala Iraquitan.

 

Várias gráficas de outras partes do Recife, Região Metropolitana e interior seguem a orientação sindical, a exemplo da Plasticor. O importante é que todos mantenham o isolamento dentro de suas casas. A partir de hoje, os trabalhadores e dirigentes do Sindgraf-PE também estarão cumprindo a recomendação. Apesar disso, a proteção dos trabalhadores e orientação às empresas continuarão. “Estou à disposição das 8h às 18h, de segunda à sexta-feira, através do telefone 9 8468 9091 – número que é WhatsApp. Ligue ou mande mensagem que estou de pé e à ordem”, afirma Iraquitan.

[+ Informe Diário]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Responda: *