(81) 3222.5390
Em 22 de maio de 2023 - às 9:33

Gráficos buscam Sindgraf-PE para saber da aposentadoria e revisão da vida toda

Antes mesmo de anunciar a decisão da nova direção de convidar o ex-presidente do Sindgraf-PE Iraquitan da Silva para assessorar a entidade na defesa da categoria, os trabalhadores continuaram buscando ajuda do ex-sindicalista para conquistar os benefícios da antiga lei da aposentadoria especial e para melhorar o valor através do mecanismo da revisão da vida toda. A aposentadoria especial é aquela onde o gráfico exposto a barulho ou a químicos pode se aposentar com menor tempo e valor maior. A revisão da vida toda é quando se recalcula os anos de trabalho e de contribuição ao INSS para redefinir o valor da aposentadoria. Neste caso, Iraquitan alerta para o risco de baixar o valor ao invés de aumentar na maioria dos casos. Todo cuidado é pouco. Junto com o novo presidente do Sindgraf-PE, Evandro Tavares, Iraquitan atenderá os gráficos toda quinta-feira.

Na última quinta-feira, alguns gráficos já puderam contar com a assistência sobre a aposentadoria e a revisão da vida toda. “Eu sou exemplo vivo de que o Sindgraf conseguiu conquistar a aposentadoria especial para mim, enfrentando inclusive os efeitos da Reforma previdenciária de Bolsonaro, em vigor desde novembro de 2019. E eu não sou o único. Foram mais de 300 gráficos com as aposentadorias conquistadas por conta da experiência política de Iraquitan, junto com a jurídica da nossa advogada Gizene Pessoa”, diz Evandro, dizendo que essa parceria exitosa continua à disposição da classe.

 

É importante que o gráfico tenha sempre em mente que a aposentadoria especial não é um privilégio, mas compensação ao prejuízo à saúde gerado pelo barulho elevado e/ou exposição a substâncias químicas no parque gráfico. 25 anos de trabalho comprovados nestas condições até 12 de novembro/19 (um dia antes da reforma previdenciária) já se aposenta. Se não tem 25 anos completos até esta data, ainda assim, pode ser beneficiado com menor tempo para a aposentadoria normal e com um valor um pouco melhor. 

 

Já a revisão da vida toda, é voltado ao gráfico que deu entrada no pedido da aposentadoria entre 29/11/1999 e 12/11/19, tendo o direito concedido e começado a recebê-lo nos últimos 10 anos. Somente nestas condições, pode pedir revisão do valor do seu benefício, mas desde que tenha trabalhado antes de julho de 1994 e contribuído com o INSS. Porém, o Sindgraf-PE alerta que o pedido não é garantido de aumentar o valor. “Pode até reduzir”, alerta Iraquitan. 

 

A orientação sindical é que o gráfico só deve pensar em pedir a revisão se seus salários anteriores a julho de 1994 foram maiores ao deste período posterior. Porém, ainda assim, pode haver perdas. A fim de evitar esse prejuízo financeiro para os gráficos, o sindicato, através da assessoria de Iraquitan, atenderá todo aquele que procurá-lo nas quintas-feiras. O atendimento voltado ao gráfico que já se aposentou nas condições colocadas ou aquele que luta para se aposentar. O Sindgraf-PE garante a luta. O gráfico garante o sindicato. SINDICALIZE-SE! 

[+ Informe Diário]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Responda: *