(81) 3222.5390
Em 7 de fevereiro de 2024 - às 3:45

Gráficos da IGB/Embrasa repetem luta do 7 de Fevereiro e garantem direitos

Fevereiro (mês do gráfico) iniciou com a luta pelo direito dos gráficos receberem suas férias e reajuste salarial pendentes. Nada mais rápido e eficaz do que a luta dos trabalhadores para conquistar aquilo que se reivindica coletivamente. Hoje, inclusive, 7 de Fevereiro, completa 101 anos da grande greve dos gráficos que conquistou o direito a ter sindicato e a outros direitos acima da lei da época. A categoria, por sinal, está reunida hoje no Sindgraf-PE justamente para debater a respeito. Hoje é o Dia do Gráfico. E estarão abordando até sobre a luta mais recente da classe em uma importante gráfica no estado.

Os gráficos paralisaram a IGB/Embrasa na última quinta-feira (1). E o patrão só aguentou quatro horas de máquinas paradas e foi ouvir e atender a categoria. O Sindgraf-PE garante a luta. Os gráficos garantem o sindicato. Sindicalizem-se!
 
 
A empresa, como qualquer outra gráfica, está obrigada a cumprir a CLT e a Lei do Gráfico (60 direitos acima da CLT). Mas a IGB/Embrasa tem desrespeitado a lei. Acumula férias vencidas sem pagar. “E não pagou, ainda, o último reajuste no salário dos empregados. O aumento é retroativo ao mês de outubro (data-base da categoria), conforme definido através da Lei dos Gráficos de Pernambuco”, diz Marcelo Braga, trabalhador da gráfica e sindicalista a frente dessa paralisação. 
 
 
Diante das máquinas paradas, a gráfica decidiu regularizar as férias a partir dessa sexta-feira (9). Há 10 gráficos que ainda não receberam. E a paralisação mudou isso. Cada sexta-feira será paga até quitar a de todos. Outra solução é o pagamento retroativo de diferenças dos salários de outubro/2023 a janeiro/2024. Tudo será pago no salário de fevereiro a abril. A solução foi dada só em 4 horas – tempo que durou a paralisação (das 7h às 11h). “Assim como há 101 anos, em 7 de fevereiro/1923, os gráficos seguem o legado de luta da categoria e reafirmam o princípio: A LUTA FAZ E GARANTE A LEI!
 
 
Salve a classe trabalhadora!!!
Salve a luta de classe!!!
Salve o 7 de Fevereiro!!!
[+ Informe Diário]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Responda: *