Em 10 de novembro de 2023 - às 4:28
A campanha salarial dos trabalhadores das micro, pequenas, médias e grandes gráficas pernambucanas deve esquentar nos próximos dias. A categoria decretou estado de greve em assembleia ontem (9). Decidiu após saber pelo Sindgraf-PE que o patronal disse para a entidade no Ministério do Trabalho que os gráficos não devem receber e nem opinar mais sobre querer reajuste com ganho real no salário, mesmo esta conquista vindo acontecendo em todo Brasil. A partir da aprovação do estado de greve, a qualquer hora e em qualquer empresa, o Sindicato pode até mobilizar gráficos e iniciar movimentações para demonstrar a insatisfação da categoria. O Sindgraf-PE garante a luta. Os gráficos garantem o sindicato. Sindicalize-se!

O Ministério do Trabalho também ficou frustrado com o insucesso da negociação em função do desinteresse exclusivo do patronal nas duas rodadas, sendo a última nesta quinta-feira (9). O Sindgraf, por sua vez, demonstrou todo o interesse em negociar. Na rodada inicial, o sindicato chegou a baixar a proposta de reajuste de 10% a 6%, e mais um vale-compras, com a devida aprovação dos gráficos em assembleia. Mas nada da parte do patronal, este que insistiu em nenhum centavo a mais para a categoria do que a inflação do período.
O representante do Ministério chegou a perguntar algumas vezes se o patronal lá estava mesmo para negociar. O Sindgraf fez a sua parte. Mas nada do patronal. A intransigência mantida fez o Ministério encerrar o processo. Mas, ainda assim, o órgão se colocou à disposição do setor para reabrir o caso se o patronal reconhecer que a pandemia já acabou e a economia e produção voltaram a crescer – fato este que tem levado o ganho real na maioria das negociações pelo país.
Horas depois disso, em resposta a essa tentativa do patronal de desvalorização do trabalho gráfico ao não garantir nada de ganho real, os gráficos se reuniram no Sindgraf-PE em assembleia. Foi então que decidiram pelo Estado de Greve. O Sindicato já tem até locais específicos por onde devem iniciar movimentações de modo a expor ao público e clientes como gráficas tratam seus profissionais. Seja forte, seja sócio. Sindicalize-se!