Gráficos defenderão valorização salarial e direitos em assembleia nesta quinta-feira (14)
Apesar da radical mudança no cenário político-econômico do Brasil neste ano em comparação ao último, com Lula no lugar de Bolsonaro pelo voto popular, já dando condições para quase 90% das negociações salariais das mais diversas categorias garantir reajustes com ganho real, o Sindgraf-PE lembra à classe que a unidade, organização e a mobilização da categoria sempre foram e deverão ser os instrumentos sociopolíticos capazes de garantir mais avanços e conquistas. Seja mais um gráfico nesta luta da campanha salarial 2023. O tamanho da valorização salarial e direitos dependerá do tamanho da participação de cada um(a). Portanto, o lugar de todos(as) gráficos(as) será na assembleia para a definição da pauta de reivindicação nesta quinta-feira (14), às 19h, no Sindgraf. Seja forte, seja sócio!
Os gráficos pernambucanos têm um dos maiores pisos salariais dentre a média das mais de 700 negociações salariais das diversas categorias pelo país no 1° setembro deste ano. O piso do gráfico varia de R$ 1.678,17 a R$ 2.731,17. Sem falar em outros 59 direitos superiores à CLT que conseguiu proteger a renda e as condições laborais dos trabalhadores, sobretudo nos últimos anos de arrochos nos governos Temer e Bolsonaro. Neste período, a disposição de luta sindical de parcela dos gráficos evitou a perda na massa salarial de toda a categoria. Na verdade, garantiu ganho real. O Sindgraf conseguiu preservar os pisos da classe, garantindo a valorização salarial atual.
Embora seja uma realidade, a valorização salarial ainda carece de ser ainda melhor dentro das gráficas. O cenário político-econômico com a volta de Lula até que melhora as condições para isso ocorrer, mas sozinho não é suficiente. Continua dependendo da clássica luta de classe. Ou seja, da disposição e demonstração dos trabalhadores junto do Sindgraf-PE, como ocorre há 89 anos, combatendo os abusos patronais, pela justiça social a partir do trabalho, transformando a vida dos gráficos em realidade menos difícil. A luta continua, como a necessidade da participação da categoria na campanha salarial, que começa nesta quinta-feira. O Sindgraf-PE garante luta. Os gráficos garantem o sindicato. Sindicalize-se!