(81) 3222.5390 - 3221.3099
Em 8 de fevereiro de 2019 - às 9:57

Gráficos lançam campanha AGORA É NÓS contra o fim dos direitos

Trabalhadores reafirmaram o valor político do 7 de Fevereiro para classe, 96 anos após a greve que garantiu direitos mesmo contra a vontade dos patrões e governo. Evento do Dia do Gráfico foi ontem no Clube de Cabos e Soldados.

Nesta quinta-feira (7), Dia Nacional do Gráfico, a categoria se reuniu no Clube de Cabos e Soldados, no Recife. Celebraram o 96º aniversário da histórica greve da classe onde garantiu direitos coletivos, representação sindical e baixou a jornada diária de trabalho para 8 horas. Com o lema AGORA É NÓS, inclusive estampada nas camisas para cada associado, os trabalhadores presentes reafirmaram a necessidade de estarem ainda mais juntos em torno do Sindgraf-PE para evitarem os retrocessos postos por novas leis e o novo governo federal antitrabalhadores. Sindicalizados de diversas empresas, aposentados e seus familiares aproveitaram para se confraternizarem com música ao vivo, recreação, sorteio de brindes e eletrodomésticos, piscina e um torneio de futebol com mais de 10 equipes.

 

A novidade da festa anual da classe foi a mudança do local do evento. “Conforme prometemos em 2018, voltamos a fazer o evento no exato Dia do Gráfico, ou seja, no 7 de fevereiro, independente do dia da semana”, disse Iraquitan da Silva, presidente do Sindgraf-PE. Para isso, foi preciso mudar do Sesi do Ibura, tradicional local do evento, para o Clube de Cabos e Soldados, em San Martin O novo local foi bastante aceito pela categoria, que aproveitou as três piscinas, salões de festa e de dança e o campo de futebol Society, além do estacionamento com grande número de vagas. Os espaços internos do clube, próximos uns dos outros, também favorecerem uma maior integração entre os participantes.

 

“A volta do evento no exato dia 7 de Fevereiro garantiu ainda a valorização do simbolismo de luta desta data para os antigos e jovens gráficos, uma vez que este dia resgata a memória histórica de que a categoria unificada garantiu direitos coletivos através da organização e mobilização em 1923, mesmo contra a vontade dos patrões e de governos. Isso mostra que hoje nenhum direito pode ser retirado, se os trabalhadores repetirem a história em defesa do interesse coletivo dos gráficos”, endossa Iraquitan. A festa no dia de ontem ainda fortaleceu a conquista da nova convenção coletiva da classe, pois garantiu que, em plena quinta-feira, os gráficos folgassem de seus trabalhos e recebessem. PE é um dos poucos estados do Brasil onde o 7 de Fevereiro é feriado para todos os profissionais da categoria.

 

Associados, presentes ontem na festa, ainda ganharam eletrodomésticos. Já o futebol da categoria foi uma atração à parte. 12 times foram a campo. A Centauro voltou a participar, depois de um ano ausente. O time ganhou a competição outra vez e ainda se destacou na artilharia e melhor goleiro. Os gráficos da Renda, primeiro ano na competição, desbancaram outras fortes equipes, como a Multimarcas (campeão de 2018) e a IGB/Embrasa, levando o título de vice-campeão, sobretudo diante da atuação do goleiro “Caça Rato”. Uma matéria sobre o torneio será feita na próxima semana.

 

AGORA É NÓS – A campanha Agora é Nós consiste na atuação prática de cada trabalhador e trabalhadora da categoria em prol de seus direitos. Para isso é preciso agir na garantia da unidade e organização da classe com o objetivo de consolidar uma futura mobilização quando pertinente. Portanto, é necessário que todos(as) os(as) gráficos(as) se associassem ao Sindgraf para fortalecerem a entidade com o objetivo de continuarem mantendo o legado deixado pelos gráficos do 7 de Fevereiro de 1923.

 

[+ Informe Diário]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Responda: *