(81) 3222.5390 - 3221.3099
Em 4 de março de 2020 - às 6:03

Gráficos recebem alvará com valores de adicional negado por jornal

Sindicato começou a entregar os alvarás durante esta semana após anos de luta judicial para comprovar que o ambiente de trabalho era insalubre

Apesar do barulho prejudicial à saúde por conta do ruído de máquinas no parque gráfico do Jornal do Commercio ultrapassar os limites toleráveis, o Sindicato da classe (Sindgraf-PE) precisou acionar a Justiça para buscar garantir o adicional de insalubridade a um conjunto de gráficos. O processo coletivo vitorioso iniciou em 2015. Desde lá, vários gráficos conseguiram se aposentar na modalidade especial devido à confirmação judicial da insalubridade no ambiente laboral. Além disso, esta semana, começaram a sair os alvarás judiciais com valores do adicional negado pela empresa de 2010 a 2015, com base na solicitação do sindicato em favor da classe.

 

“Já começamos a entregar os alvarás aos trabalhadores que continuam no jornal, mas também àqueles que já se aposentarem. O documento dá autorização para o gráfico sacar no banco os valores correspondentes ao tempo descrito”, diz Iraquitan da Silva, presidente do Sindgraf. Os valores são de R$ 14 mil em média. Dezesseis profissionais foram contemplados dessa vez, vários deles aposentados, como Mário, Lenisvaldo e Tenório.

 

Não existe insalubridade só em parques gráficos de jornais, mas também nas gráficas convencionais, seja por ruído prejudicial à saúde, seja pelo manuseio ou exposição a produtos químicas. O adicional de insalubridade é um direito do trabalhador quando estas condições prejudiciais à saúde são comprovadas. O direito deve ser pago todo mês, assim como o salário na folha de pagamento. Em caso de alguma dúvida, procure o sindicato. O Sindgraf-PE não se isentará de defende-lo, assim como agora no jornal. Junte-se a nós. Não deixe a chama (do Sindgraf) apagar. Sindicalize-se!

[+ Informe Diário]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Responda: *