(81) 3222.5390
Em 21 de agosto de 2023 - às 8:48

Brascolor emite CAT após reunião com Sindgraf-PE e deve corrigir horas-extras

Na última segunda-feira (14), de acordo com a cobrança da lei pelo Sindgraf-PE depois de saber que um gráfico foi socorrido por ter tido a mão presa na máquina impressora, a Brascolor (Abreu e Lima) levou ao sindicato a Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT). O gráfico já passa bem. Mas fica o alerta de que o cuidado com a saúde e a segurança dos trabalhadores deve ser uma prioridade nas gráficas. Felizmente, o acidentado está sem sequela, de volta ao trabalho e com seu emprego assegurado devido à CAT emitida e enviada ao órgão de classe. O trabalhador e outros órgãos também precisam ter a sua via do documento. O Sindgraf-PE garante a luta. Os gráficos garantem o sindicato. Sindicalize-se!

Mas o caso só chegou ao conhecimento sindical por intermédio de outro gráfico da empresa e novo sindicalista (Mauro). O caso foi inclusive noticiado através do órgão de comunicação do sindicato. E, posteriormente, na sexta-feira (11/08), a própria Brascolor confirmou o acidente e tratou dessa situação e de outras direto com o Sindgraf-PE durante uma reunião, com os gestores e a diretora da empresa.

 

Questões atuais que têm prejudicado os gráficos foram abordadas na reunião, como possíveis horas-extras não registradas diante da não impressão do espelho do ponto digital. A sua emissão é obrigada por lei e é a única prova dos trabalhos das horas extras feitas. Toda hora de trabalho deve ser registrada. A gráfica garantiu a correção deste e de qualquer novo ponto que venha a afrontar a lei, ou ponha em risco a saúde e a segurança dos funcionários. Para efetivo cumprimento, ficou certo de que Mauro poderá cobrar dos gestores e supervisores da gráfica tal aplicação, e levará à diretora se não for corrigido. Tudo assim será monitorado pelo Sindgraf-PE.

 

A reunião, que foi realizada na Brascolor à convite da própria empresa depois do caso do acidente e da pendência da CAT até aquele momento, teve a participação do presidente do Sindgraf-PE, Evandro Tavares, que fez questão da presença do assessor Político do sindicato, Iraquitan da Silva, e do gráfico sindicalista Mauro. Por parte da empresa, além da sua diretora (Érica), participaram Heuler (gerente de Operações), Magno (supervisor de RH) e também Melina (gestora de Qualidade).  

Foi a própria Melina que foi ao Sindgraf-PE entregar a Evandro a Comunicação do Acidente de Trabalho, documento que também deve ser enviada ao Ministério do Trabalho, que conta atualmente com a Suzineide Rodrigues como a nova superintendente em Pernambuco, então indicada pelos ex-sindicalistas Luiz Marinho (Ministro do Trabalho) e Luiz Inácio Lula da Silva (presidente do Brasil).

 

Evandro e Iraquitan já se reuniram com a superintendente, esta que tem colocado o órgão em prol dos direitos trabalhistas e do interesse dos trabalhadores gráficos. O Sindgraf-PE aproveita e convida mais gráficos da Brascolor para sindicalizar. Valorize quem luta pelos seus direitos. Seja forte, seja sócio. Sindicalize-se! 

 

 

[+ Informe Diário]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Responda: *