(81) 3222.5390 - 3221.3099
Em 3 de setembro de 2014 - às 8:57

Não consigo me concentrar no trabalho: Dicas para reverter a situação

Colar post-it no computador e fazer intervalos regrados são dicas; veja outras

 

Se antes já não era fácil se concentrar no trabalho, imagina agora que além do cansaço mental e físico e das preocupações pessoais ainda existem as redes sociais gritando por você, os amigos que não param de chamar no whatsapp e os diversos sites que quase te agarram pelas mãos.

 

 

Pois é, a tarefa não é fácil, mas com algumas dicas e um pouco de disciplina é possível reverter a situação e voltar a se concentrar sem se desconectar de tudo o que acontece fora do ambiente de trabalho.

 

 

Dicas para se concentrar mais no trabalho

Crie listas: criar listas com as pendências diárias é uma boa opção. Planeje-a com calma nas vésperas ou semanalmente. Lembre-se sempre de superestimar o tempo de cada tarefa para que, caso haja alguma intercorrência, nada fique comprometido.

 

  • Divida as tarefas grandes: responsabilidades maiores podem ser destrinchadas em etapas. Assim, além da execução ficar mais inteligível e fácil, conforme os itens vão sendo eliminados o estímulo aumenta.

 

  • Visualize sua rotina: além da programação das tarefas no papel, tente todos os dias de manhã visualizar como será seu dia. Este exercício, além de deixar a rotina mais palpável ainda estimula o seu cumprimento.

 

  • Use e abuse dos recadinhos: cole no computador e em outros lugares visíveis lembretes com as suas principais tarefas. Além de evitar a procrastinação, eles podem servir de estímulo. Lembre-se também de inserir a necessidade de atenção para realização do seu trabalho. “Concentre-se”, “pare de rolar a timeline do Facebook” ou “esqueça o Skype por um minuto” podem ajudar a diminuir os tempos de fuga.

 

  • Faça tudo por etapas: crie um cronograma diário ou semanal, mas execute uma tarefa cada vez. Isso fará com que o seu melhor esteja dispensado em cada tarefa desenvolvida.

 

  • Organize sua mesa: um ambiente de trabalho desorganizado passa a impressão de que toda a rotina está fora do lugar. Mantenha sua mesa ou sua sala sempre organizada e limpa.

 

  • Faça intervalos: dar um tempo entre a realização de uma tarefa e outra pode ajudar na concentração e até aumentar a produtividade. Desviar o foco relaxa e as ideias fluem melhor. Se você trabalha sentada, aproveite este tempo para alongar as costas e os braços, ir ao banheiro e beber água.

 

  • Prefira as ferramentas off-line: desconectar-se dos aparelhos digitais por um tempo pode ser produtivo. Com um caderno e uma caneta as ideias podem fluir melhor e a criação torna-se mais livre. Tente, sempre que possível, elaborar projetos no papel para depois passar para o meio digital. As chances de você se distrair no meio do caminho são bem menores.

 

  • Prefira as ferramentas off-line: desconectar-se dos aparelhos digitais por um tempo pode ser produtivo. Com um caderno e uma caneta as ideias podem fluir melhor e a criação torna-se mais livre. Tente, sempre que possível, elaborar projetos no papel para depois passar para o meio digital. As chances de você se distrair no meio do caminho são bem menores.

 

  • Desconecte a internet: se ficar longe das redes é difícil, tente desconectar a internet por algum tempo.

 

  • Deixe os aparelhos no silencioso: smartphones e tabletes muitas vezes desviam nosso foco no momento de maior produção. Procure, sempre que possível, deixá-los no silencioso.

 

  • Durma bem: estar descansado mental e fisicamente é imprescindível para manter a concentração e a produtividade sem estresse.

 

  • Entenda seu corpo: é natural que em determinados momentos do dia nosso corpo funcione menos ou com mais lentidão do que em outros. Descubra quais são os momentos de preguiça e planeje as pausas para eles. Assim, você não se estressa, não deixa de fazer os intervalos e não perde produtividade.

 

  • Faça coisas que lhe dão prazer: sentir prazer é essencial para conseguir ter dias tranquilos. Por mais que o trabalho esteja corrido ou com muita pressão é muito importante não abandonar as atividades prazerosas. Não deixe de praticar a atividade física que tanto gosta, de ouvir as suas músicas preferidas, de falar com o seu melhor amigo ou de comer naquele restaurante gostoso. Aproveite esses momentos e entenda o quanto eles são essenciais na sua rotina.

 

  • Trabalhe com o que gosta: por mais clichê que possa ser, escolher uma profissão que ao menos é agradável é essencial. Evite o estresse, melhore o contato com os colegas de trabalho e aumente seus estímulos.
fonte:itodas.uol
[+ Mulheres na Luta]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Responda: *