(81) 3222.5390
Em 25 de março de 2014 - às 8:20

Saúde do homem : capacidade para o trabalho e estilo de vida entre trabalhadores

Homens e mulheres têm comprovado o fato de que os homens são mais susceptíveis a doenças, sobretudo às enfermidades graves e crônicas, e que morrem mais precocemente que as mulheres. Muitos agravos poderiam ser evitados caso os homens realizassem, com regularidade medidas de prevenção primária. A Central de Abastecimento de Campinas S.A. (CEASA Campinas) é o quarto maior entreposto de abastecimento do Brasil, em volume de comercialização de hortifrutigranjeiros, sendo a maioria de seus trabalhadores do sexo masculino.

 

 

 

Os objetivos foram identificar o perfil sociodemográfico, condições de saúde, capacidade para o trabalho e estilo de vida de homens atuantes em um mercado hortifrutigranjeiro. Estudo descritivo com abordagem quantitativa realizado em um entreposto comercial na cidade de Campinas-SP, com 200 trabalhadores do sexo masculino que aceitaram participar da pesquisa. A coleta de dados foi realizada por meio de entrevistas e foram utilizados os seguintes instrumentos:

 

 

Índice de Capacidade para o Trabalho, Questionário com Dados Sociodemográficos, Estilo de Vida, Aspectos de Saúde e Trabalho – QSETES e escala de estresse. Posteriormente, foi construído um banco de dados e realizadas análises descritivas e testes estatísticos. A amostra apresentou idade média de 36,8 (DP 12,1) anos, variando de 18 a 77. A maioria dos entrevistados era casada ou vivia com a companheira (67%), tinha filhos (72%), praticava atividades físicas (54%) e atividades de lazer (97,5%). Em relação aos aspectos de trabalho, parte dos entrevistados relatou trabalhar em posições cansativas (90%), realizar movimentos repetitivos (94,5%) e considerava o trabalho estressante (75%). Os entrevistados apresentaram valores médios de Índice de Capacidade para o Trabalho de 43,7 (DP 3,9) – variando de 31 a 49) que os caracterizavam com boa capacidade para o trabalho.

 

 

A média da capacidade atual de trabalho foi de 8,2 (DP 1,5) pontos. O Programa de Saúde do Homem é um desafio no intuito de proviipor estilos de vida mais saudáveis, aproximando o homem com maior precocidade dos serviços de atenção em saúde. Tendo em vista que os resultados analisados mostraram condições de vida e trabalho nem sempre favoráveis a saúde dos homens, é necessário que sejam discutidas políticas de prevenção de doenças e promoção de saúde específicas para essa categoria profissional. Aproximar os homens dos serviços de atenção primária a saúde, continua sendo um desafio que demanda intervenções do empregador, dos profissionais de saúde e, principalmente, da conscientização dos trabalhadores envolvidos. Linha de Pesquisa: Trabalho, Saúde, Educação.

 

 

fonte:bibliotecadigital.unicamp

[+ Saúde do Trabalhador]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Responda: *