(81) 3222.5390 - 3221.3099
Em 17 de julho de 2019 - às 7:48

Se não der logo entrada na aposentadoria, ficará anos sem receber

Depois da conclusão da aprovação e sanção da reforma da Previdência, não se aposenta nem mesmo com 30 anos (mulher) e 35 anos (homem) de contribuição ao INSS. Portanto, se já tem esse tempo, dê entrada logo

Já imaginou ficar 130 meses (10 anos) sem receber a sua aposentadoria por tempo de serviço mesmo após sua contribuição por 30 anos (mulher) e 35 anos (homem) ao INSS? É isso que pode acontecer, por exemplo, com um trabalhador(a) de 55 anos de idade. Esta será a nova regra para a Previdência de acordo com a reforma de Bolsonaro, aprovada por 379 deputados federais, a exemplo de Luciano Bivar (PSL), Daniel Coelho (CIND) e André Ferreira (PRB). E se tiver idade menor, o prejuízo é ainda maior, mesmo que já tenha contribuído os 30/35 anos pelas regras atuais. Portanto, antes da reforma virar lei, o Sindicato dos gráficos (Sindgraf-PE) orienta aqueles da categoria que já tenham 30/35 anos de contribuição a darem logo entrada no pedido da sua aposentadoria por tempo de serviço.

 

“O que já era ruim, ficou pior. Não só no caso da aposentadoria especial do gráfico com 25 de trabalho insalubre, que foi destruída pela reforma da Previdência. Bolsonaro e esses deputados aliados do governo destruíram ainda a aposentadoria por tempo de contribuição, que deixará de existir.  Inventaram a idade mínima e condicionada a mais anos de contribuição”, repudia Iraquitan da Silva, presidente do Sindgraf. A reforma foi aprovada na Câmara dos Deputados na última semana. Mas, pelas regras, precisa ser votada outra vez no mesmo lugar agora em agosto. Depois, precisa ter duas votações no Senado. E, para virar lei, ter a sanção presidencial.

 

“A previsão é de que tudo isso ocorra rapidamente, nos próximos meses. Isso porque a maioria dos deputados e senadores eleitos pelos próprios trabalhadores são empresários ou ligados a setores patronais. O voto do trabalhador elegeu também um presidente que destrói a aposentadoria e a proteção social da classe trabalhadora. Voto não tem preço e ilusão. É coisa séria. Tem consequência. Pense na eleição de 2020”, diz Iraquitan.

 

Portanto, independentemente da idade que tenha neste momento, mas já tenha contribuído com o INSS o período necessário para se aposentar, dê logo entrada no seu pedido de aposentadoria. Mesmo que tenha algum problema para garantir o direito, as regras antigas é que estarão valendo. “Terá uma perda no valor da aposentadoria devido o fator previdenciário, mas é melhor do que ficar por anos sem receber nada. Por isso digo que o que já era ruim, ficou pior com a reforma de Bolsonaro”, critica Iraquitan.

[+ Informe Diário]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Responda: *