(81) 3222.5390 - 3221.3099
Em 7 de novembro de 2018 - às 8:04

Sindgraf evita troca de jornada na Plasticor sem consulta da classe

Denuncie ao sindicato se sua empresa impõe mudança de jornada neste período que antecede as festas de fim de ano. Troca só é permitida com aprovação do sindicato e a decisão final em assembleia com os gráficos

A jornada semanal de trabalho dos gráficos só pode ser alterada através de acordo coletivo se aprovado pelos empregados quando firmados pelo Sindicato da categoria (Sindgraf-PE). Apesar disso, a Plasticor, empresa no Recife enquadrada judicialmente como gráfica após negar-se a aceitar os direitos coletivos dos profissionais, tentou mudar a jornada ilegalmente, sendo denuncia pelos trabalhadores e coibida pela entidade da classe. Embora funcione de segunda à sexta, ela havia arbitrariamente incluído no quadro de aviso que todos os funcionários trabalhariam neste sábado e no último sábado deste mês para assim compensarem duas segundas-feiras em dezembro, nas vésperas dos feriados do Natal e do Ano Novo.

 

“A Plasticor não pode fazer nada disso sem aprovação do sindicato e dos funcionários. A regra está na Convenção Coletiva de Trabalho da classe, renovada em outubro, após a vitoriosa campanha salarial da categoria”, repreendeu a empresa o presidente do Sindgraf-PE, Iraquitan da Silva.

 

O dirigente alertou que somente teria validade essa troca da jornada se o sindicato realizasse assembleia com os trabalhadores para que eles se colocassem a respeito. Caso a maioria aceitasse a troca, poderia ocorrer, sem isso, qualquer mudança é ilegal e o Sindgraf tomará as providências.

 

Na Pasticor, existe inclusive o gráfico Elionildo, que também é dirigente sindical, mas nem ele foi consultado pela empresa para levar tal proposta para o Sindgraf sobre essa troca de jornada em razão dos festejos de fim de ano. Contudo, a fim de agir dentro da legalidade, após a orientação do sindicato para a gráfica, a Plasticor teve que voltar atrás da arbitrariedade seguindo a convenção coletiva. Foi precisa fazer uma assembleia com todos funcionários, com a presença do sindicato através de Elionildo, onde aprovaram a troca de jornada.

 

A convenção proíbe acordo coletivos, inclusive sobre jornada de trabalho, sem a aprovação do Sindgraf-PE. E, nos casos das empresas onde sua jornada semanal é de segunda à sexta-feira, o serviço feito no sábado é considerado trabalho adicional, devendo ser pago hora-extra no valor de 100%. O Sindgraf-PE aproveita e convida os gráficos da Plasticor e outras empresas para se sindicalizarem e assim fortalecerem o sindicato a fim de continuar protegendo os direitos da categoria contra o arbítrio patronal.

[+ Informe Diário]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Responda: *