Sindgraf-PE aposta na presença fixa em Caruaru em defesa dos gráficos do interior do estado
Com mais de duas dezenas de gráficas na principal cidade do agreste de Pernambuco, tendo até seis gráficos em cada empresa pequena e até 25 trabalhando em cada uma das maiores, a Campanha Salarial da categoria chega à Caruaru e manterá presença permanente através do novo sindicalista Dayvson Barros, que trabalha na Pontual, no bairro de Nova Caruaru. Inclusive com o apoio do experiente impressor gráfico Eraldo, tem visitado os trabalhadores de outras empresas, ouvindo sugestões e queixas, até contra os patrões que descumprem a Lei do Gráfico de PE. Tal lei possui 60 direitos superiores à CLT através da luta sindical nas campanhas salariais anuais, a exemplo da iniciada na assembleia dos trabalhadores no Sindgraf-PE, em Recife, na noite desta quinta-feira (14)
Na visita recente para a escuta da classe em Caruaru, neste último sábado (9), o Sindgraf-PE destacou sobre a relevância de todos os profissionais não abrirem mão de seus direitos. Todos já contam com a ação sindical fixa para a garantia do cumprimento pelas empresas, o que só ocorrerá plenamente se houver esta unidade, organização e participação dos trabalhadores com a entidade da categoria.
“Ainda não fomos em todas as gráficas, mas, desde já, os relatos demonstram o desrespeito à Lei dos Gráficos relativa à inclusão da hora-extra no contracheque. As denúncias revelaram que o adicional de insalubridade também”, diz Dayvson.
Algumas das maiores gráficas no local, a exemplo da Estudantil, Brind e da JL Impressos, ambas no bairro de Nossa Senhora das Dores, já foram visitadas. A GrafCom também foi, além da gráfica Pontual em outro bairro caruaruense. O sindicato se coloca à disposição dos trabalhadores destas empresas e de outras para resolver qualquer problema. O Ministério do Trabalho pode inclusive ser acionado caso os patrões insistam na falha. Denuncie. O sigilo é garantido.
Diante dos obstáculos já encontrados, o Sindgraf permanecerá fixo em Caruaru, na defesa do emprego, salário, direitos e das condições de trabalho de todos os gráficos da região. Para isto acontecer efetivamente, desde 1° de maio deste ano, Dayvson foi eleito pela categoria e assim assumiu justamente esta função de representante sindical para fazer isso. Novas visitas logo serão realizadas, inclusive nas gráficas que ainda não foi. E nada impede que volte onde já esteve.
“Estaremos sempre aqui para ajudá-los. Juntos, nós gráficos de Caruaru, com os do Recife e do restante de PE, podemos ser ainda mais fortes, mas somente se estivermos juntos mesmos, organizados e conscientes dos nossos direitos, os quais o Sindgraf tem garantido 60 acima da CLT através da Lei dos Gráficos. Não podemos calar. Seja forte, seja sócio”, realça Dayvson. O Sindgraf-PE garante a luta. Os gráficos garantem o sindicato.