(81) 3222.5390 - 3221.3099
Em 22 de junho de 2018 - às 8:33

Sindgraf-PE coíbe trabalho clandestino na gráfica Aurora no Recife

Entidade também fiscalizou o pagamento do FGTS e INSS dos gráficos

Nesta semana, depois de ser denunciada ao Ministério do Trabalho pelo Sindicato dos Gráficos (Sindgraf-PE), a gráfica Aurora, situada no centro do Recife, teve que reconhecer que usou ilegalmente a mão de obra de um gráfico do interior sem o obrigatório registro na Carteira do Trabalho. Diante da situação, a fim de não sofrer sanções, precisou oficializar que não mais utilizará trabalho clandestino. Além disso, o sindicato cobrou o devido registro do então profissional e o pagamento de todos os direitos. A empresa anunciou que vai procurá-lo para efetuar o encaminhamento. O Sindgraf, por sua vez, adianta que está a disposição do gráfico para fazer valer o devido registro na carteira profissional, bem como realizar a homologação da rescisão de modo a garantir todas verbas rescisórias, definidas pela lei trabalhista e pela Convenção Coletiva dos Gráficos.

 

“O gráfico, que estava na Aurora sem registro e demais direitos, procure a gente aqui no Sindgraf que vamos resolver a situação”, conta Iraquitan da Silva, presidente da entidade da categoria. A empresa inclusive está também no aguardo para solucionar esta situação irregular que ela criou após apostar no imoral trabalho clandestino, explorando trabalhadores, sendo denunciado ao Sindgraf-PE que coibiu rapidamente este absurdo. O dirigente aproveita e orienta a categoria para denunciar ao sindicato qualquer gráfica que esteja submetendo os gráficos a essa exploração.

 

Além de coibir o trabalho clandestino na Gráfica Aurora, o Sindgraf-PE também atuou em defesa dos demais trabalhadores desta empresa. A entidade fiscalizou como está o pagamento mensal do FGTS e do INSS. Também verificou a quitação do salário. “Esta semana, durante reunião no Ministério do Trabalho, a empresa nos apresentou todas certidões de que o FGTS e o INSS estão em dia. Nos mostrou certidões negativas. E ainda os demonstrativos dos últimos pagamento salariais”, diz Iraquitan.

 

O Sindgraf-PE cumpriu a sua missão ao proteger os direitos dos gráficos em Pernambuco. Na gráfica Aurora, por exemplo, todos os empregados estão devidamente registrados e esperando registro do que não estava.  O FGTS, INSS, salário e mais direitos trabalhistas também estão sendo cumpridos. E durante a reunião no Ministério do Trabalho, a empresa se colocou à disposição do sindicato. Desse modo, a entidade da categoria adiantou que vai até o local para fazer uma campanha de sindicalização  com os funcionários da Aurora, visto que nenhum deles está associado, mesmo tendo a proteção sindical contra qualquer desrespeito patronal.

[+ Informe Diário]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Responda: *