Sindgraf-PE convoca gráficos para assembleia voltada à valorização salarial da categoria
A valorização da massa salarial dos trabalhadores tem sido uma das lutas permanentes do Sindicato dos Gráficos no Estado de Pernambuco há décadas, intensificada nos últimos anos de golpe à democracia e de ataques aos direitos. A negociação coletiva do Sindgraf-PE, entidade mantida pela categoria há 89 anos, tem garantido 60 direitos acima da CLT, dentre eles um piso salarial para o impressor offset quatro cores no valor mais do que o dobro do salário mínimo do Brasil. O piso desse impressor gráfico é de R$ 2.731,17 já há um ano. Inclusive, se depender do sindicato, ele já precisa aumentar no próximo mês (data-base).
“O tamanho da conquista, por sua vez, dependerá do tamanho da participação e luta dos trabalhadores. A assembleia para definição da pauta de reivindicação será realizada nesta quinta-feira, no dia 14, às 19h, no Sindgraf-PE”, destaca Evandro Tavares, presidente do órgão de classe, convocando toda a categoria.
O piso salarial para quem entra no setor gráfico e atua em outras várias funções também se destaca nacionalmente. É superior não apenas ao mínimo do país, supera a média do piso de mais de 700 negociações salariais das categorias do Brasil que definiram o reajuste durante o primeiro semestre. O piso de ingresso do gráfico no estado é de R$ 1.678,17, já pago há um ano e precisará aumentar a partir de 1° de outubro. Mas o tamanho do reajuste dependerá da luta da classe.
Portanto, sendo sindicalizado ou ainda não, é uma responsabilidade de todos os trabalhadores gráficos pernambucanos a luta sindical para a garantia da melhor negociação coletiva junto ao patronal. E a luta começa agora na assembleia de abertura da campanha salarial 2023, nesta quinta-feira, às 19h, no Sindgraf. Garanta a continuidade da valorização salarial dos gráficos. Só depende da sua participação. Seja forte, seja um sócio!