(81) 3222.5390 - 3221.3099
Em 28 de setembro de 2020 - às 9:07

Sindgraf-PE entra em nova fase da campanha em defesa da renda do gráfico

Com ou sem pandemia, o Sindgraf luta e já garantiu a vida e emprego com todos os direitos dos 5 mil gráficos de PE por mais um ano. E pode avançar, pois ainda luta pela conquista do vale-refeição e melhoria da renda para todos. Será preciso que o gráfico faça sua parte nesta fase da campanha salarial. O sindicato tem garantido a luta e os gráficos precisam garantir o Sindgraf. SNDICALIZE-SE - juntos pela vida, emprego e renda do gráfico

Nesta quarta-feira (30), dias após o Sindgraf-PE ter lutado e garantido junto aos sindicatos patronais a vida e emprego com todos os direitos dos 5 mil gráficos dos jornais e gráficas convencionais do Estado, o Sindicato partirá para a defesa do salário e da alimentação da classe trabalhadora. Antes, porém, se reúne na quarta com a Renda, empresa onde quase 100% dos gráficos são sindicalizados, para a defesa da garantia da PLR, plano de saúde, jornada de trabalho menor com salário integral e muito mais. O objetivo da campanha salarial 2020 é a vida, emprego e renda do gráfico.

 

“O Sindgraf tem horando isso. O sindicato tem se dedicado e conquistado esta luta através da manutenção na íntegra da Lei do Gráfico (Convenção Coletiva de Trabalho). Esta lei contém todos os direitos superiores à CLT (Lei Geral do Trabalho). Nas rodadas iniciais com o sindicato patronal dos jornais e também de donos das gráficas convencionais, tivemos a garantia da renovação da Lei do Gráfico. E já começa a valer a partir desta quinta-feira (1º), que é a data-base da categoria, seguindo até setembro de 2021, com ou sem pandemia”, diz Iraquitan da Silva, presidente do Sindgraf-PE.

 

O sindicalista conta que a garantia de todos os direitos ocorreu também em relação a um acordo coletivo de trabalho existente e superior a Lei do Gráfico, firmado há anos entre o Sindgraf-PE e a Companhia Editorial de PE (Cepe), empresa onde grande número de sindicalizados e tem sido garantido até 14º salário, cesta-básica, vale-alimentação, assistência médica, auxílio educação, desconto menor de vale-transporte, dentre outros . Na Renda, empresa com quase 100% de associados, o Sindicato também tem mantido outro acordo, onde garante inclusive plano de saúde e PLR. “A reunião de quarta-feira (30) será justamente para renová-lo e buscar avançar no acordo”, explica.

 

Fechado hoje esse ciclo das primeiras rodadas de negociação em defesa da vida e emprego com todos os direitos da categoria por mais um ano, o Sindgraf parte para defesa da renda dos trabalhadores a partir da próxima semana, quando iniciará as novas rodadas com os patronais dos jornais e das gráficas convencionais. “Vamos defender a recuperação do poder de compra dos gráficos, afetados pela inflação nos últimos 12 meses, mas também pela pandemia, com a perda de 20% a 70% da sua renda diante da suspensão e redução de jornada, liberada por Bolsonaro”, diz Iraquitan.

 

Já tem data para tratar dessa questão. O Sindgraf-PE se reúne com o sindicato patronal dos jornais na sexta-feira da próxima semana, no dia 9 de outubro, às 16h30. Já com os representantes de todas as gráficas pernambucanas, a 2ª reunião será no dia 14 de outubro, às 16h, na Federação das Indústrias de Pernambuco (Fiepe). A segunda rodada com a Cepe e com a Renda também devem acontecer neste intervalo de tempo.

 

O sindicato dos trabalhadores não foge da luta da categoria. O Sindgraf tem garantido a luta pela vida, emprego e renda dos trabalhadores. Porém é necessário que o gráfico garanta o sindicato nesta luta toda. Além do reajuste salarial nas gráficas, o Sindgraf-PE precisa de mais força da classe para conseguir avançar na inclusão do vale-refeição.

 

CAMPANHA SALARIAL 2020!

POR VIDA, EMPREGO E RENDA!

SINDICATO GARANTE A LUTA!

VOCÊ GARANTE O SINDICATO!

SINDICALIZE-SE!

[+ Informe Diário]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Responda: *