(81) 3222.5390
Em 13 de março de 2023 - às 7:11

Sindgraf-PE reintegra trabalhadora da gráfica IGB quase no Dia da Mulher

Em 24 horas depois do Dia Mundial da Mulher, na última quarta-feira (8), o Sindgraf-PE conseguiu reverter a demissão de uma das trabalhadoras da IGB/Embrasa, na cidade do Cabo de Santo Agostinho. A profissional, depois de poucos meses dela voltar ao trabalho após o afastamento de quase um ano devido à recuperação de uma cirurgia causada pela Lesão por Esforço Repetitivo (LER), foi surpreendida com o desligamento. A situação só foi revertida depois dela procurar o Sindgraf-PE e agir no ato.

O sindicato só conseguiu reverter o caso por causa de uma outra ação sindical anterior em defesa dessa trabalhadora e contra outro abuso da gráfica. A IGB/Embrasa cancelou o plano de saúde dela no período em que estava dependendo disso para fazer a cirurgia. Ainda assim, a empresa cancelou. Foi necessário o Sindgraf-PE acionar a Justiça, que obrigou a gráfica a retornar o plano. 

 

Na sequência, enfrentou outra luta até com o plano para fazer a cirurgia perante o questionamento de que a empresa já havia cancelado antes e, agora, era um novo plano e estava no período de carência para realização de procedimento médico complexo. Felizmente, após alguns transtornos, a cirurgia foi realizada finalmente. 

 

A trabalhadora precisou ficar quase um ano de reabilitação, sendo, no entanto, amparada financeiramente e nos seus direitos, inclusive o FGTS e seu tempo de contribuição para uma futura aposentadoria. Só foi possível por conta da conquista do auxílio correto pelo INSS. “Foi garantido o auxílio-acidentário, aquele causado devido ao trabalho. Isso lhe garantiu uma estabilidade empregatícia maior. É por isso que a gráfica teve que rever a demissão ilegal”, realça Iraquitan. O Sindgraf-PE garante luta. O gráfico garante o sindicato. SINDICALIZE-SE

 

[+ Informe Diário]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Responda: *