(81) 3222.5390 - 3221.3099
Em 25 de setembro de 2020 - às 9:33

Sindgraf-PE renova direitos para 5 mil gráficos e busca vale-refeição

O Sindgraf tem garantido a luta e precisa que o gráfico garanta o sindicato. SINDICALIZE-SE! Não há empresa sem o gráfico e vice-versa. Portanto, é tempo de proteger o setor gráfico através da vida, emprego e renda de todos trabalhadores nas empresas, regulamentadas pela Lei do Gráfico (Convenção Coletiva de Trabalho) por mais um ano, o que acaba de ser exigido pelo Sindgraf-PE e garantido pelo patronal durante a 1ª rodada de negociação anteontem (23). A campanha não acabou. No próximo dia 14, o sindicato continua na luta para avançar na renda e alimentação de todos

A campanha salarial dos gráficos de Pernambuco está pautada no tripé da defesa da vida, emprego e da renda. Também defende o setor gráfico, formado por empresas e trabalhadores, sobretudo diante da pandemia e do desgoverno contra classe trabalhadora e micro e pequenas empresas. Além das demissões e inflação, o trabalhador tem sofrido com a redução da sua renda de 20% a 70% em função da suspensão e/ou redução de jornada laboral, permitida por Bolsonaro, este que também criou problema para o caixa das gráficas ao demorar/dificultar a liberação real de crédito, e ainda quer ampliar a carga tributária em 12% para as gráficas editoras.

 

Apesar disso, o gráfico tem ido trabalhar e posto sua vida em risco diante da covid e precisa ter sua saúde, emprego e renda protegidos pela lei do gráfico através da garantia de direitos e recuperação do poder de compra. E, graças a negociação do Sindgraf junto ao patronal na quarta-feira (23), grande parte disso já é realidade para os cinco mil trabalhadores de todas as gráficas pernambucanas. O Sindicato já garantiu a renovação de todos os direitos da Lei dos Gráficos para a categoria pelos próximos 12 meses. Esta lei é superior à CLT (Lei Geral do Trabalho). Ela proíbe inclusive a aplicação de grande parte da lei da reforma trabalhista de Temer, a qual destruiu mais de 100 direitos da CLT, em desfavor da classe trabalhadora.

 

Portanto, o Sindgraf acaba de garantir grande parte da sua campanha em defesa da vida e emprego dos gráficos com todos os seus direitos durante e no pós-pandemia. A nova Lei do Gráfico (conjunto de direitos da classe) começa a valer a partir do sábado da próxima semana, dia 1º de outubro, que é a data-base da categoria. “Sua renovação é benéfica para o próprio setor patronal. Regulamenta o padrão dos direitos praticados nas gráficas do estado. Evita que os patrões oportunistas baixam os custos da folha e promovam concorrência desleal entre empresas às custas do prejuízo do trabalhador”, disse ao patronal, Iraquitan da Silva, presidente do Sindgraf, frisando que a lei do gráfico é uma proteção também para gráficas sérias.

 

O Sindgraf-PE, por sua vez, ainda não está satisfeito e espera contar com a atuação do trabalhador para conseguir avançar em um relevante direito para a classe, sobretudo diante da alta significativa no preço do alimento. “Dia 14, voltamos a nós reunir com o patronal em defesa da inclusão do vale-refeição na Lei do Gráfico. Até lá, espero receber o maior número de sindicalizações dos gráficos de todas as empresas de PE para fortalecer o sindicato junto ao patronal na defesa desta reivindicação”, diz Iraquitan. A reunião também será para defesa da renda do trabalhador. Será tratado sobre o reajuste salarial. Portanto, não vacile. SINDICALIZE-SE AGORA!

 

CAMPANHA SALARIAL 2020!

POR VIDA, EMPREGO E RENDA!

SINDICATO GARANTE A LUTA!

VOCÊ GARANTE O SINDICATO!

SINDICALIZE-SE!

 

[+ Informe Diário]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Responda: *