(81) 3222.5390
Em 10 de maio de 2023 - às 4:19

Sindgraf-PE se reúne com novo presidente da Cepe em prol do setor e dos gráficos

Numa conversa com o novo presidente da Companhia Editorial de Pernambuco - Cepe (João Freire) na última semana, o novo presidente do Sindgraf-PE, Evandro Tavares, junto com o ex-presidente do órgão dos gráficos no estado, Iraquitan da Silva, debateram sobre a histórica relação de negociação coletiva entre a entidade sindical e a empresa por mais de 30 anos em defesa do setor gráfico no geral e sobretudo dos trabalhadores. Em função disto, existem acordos em vigor com direitos, salários e condições laborais superiores até que a avançada Lei dos Gráficos, esta com 60 direitos exclusivos para a categoria no estado e acima da Lei Geral do Trabalho (CLT). Os dois novos dirigentes do Sindgraf-PE que trabalham na Cepe (Camila e Odilon) participaram do encontro também. O Sindgraf-PE garante a luta. O gráfico garante o sindicato. SINDICALIZE-SE!

A Cepe, que é autossuficiente em suas contas, mantendo-se através da sua produção gráfica, tem ajudado a regular todo o setor gráfico, devido inclusive aos acordos que mantém com o sindicato. Os mais de 100 gráficos da Cepe estão protegidos por um Acordo Coletivo de Trabalho onde define o reajuste salarial e um conjunto de direitos especiais, a exemplo de cesta básica, vale-compras, plano de saúde, ajuda no custeio escolar dos filhos e muito mais. Ainda há outro acordo onde qualifica a remuneração da categoria através do reconhecimento da sua função, tempo em que desenvolve e muitos outros critérios. Este é o acordo do plano de cargos, carreiras e salários.

 

Por sinal, diante do descumprimento deste último acordo por parte da antiga gestão da Cepe, presidida por Ricardo Leitão, os pagamentos do mesmo só começaram a acontecer por decisão preliminar da Justiça, ora acionada pelo Sindgraf-PE. Apesar disso, e diante da Secretaria Estadual da Administração da época em tentar meios para neutralizar tal acordo, sem êxito graças à luta sindical, o plano ainda não foi implantado nem quitado como foi negociado em comum acordo nos anos iniciais da década passada.

 

O novo presidente da Cepe agradeceu a visita do Sindgraf e tomou conhecimento da situação e de que têm trabalhadores da companhia que passaram a fazer parte da nova direção sindical. São eles: Odilon de Souza Filho e Camila Benevides, além de Edivaldo de França, que é aposentado. Freire ainda teve a oportunidade de ouvir a versão do sindicato sobre os entraves para o cumprimento à risca do plano de cargos, carreira e salários e da urgência para seu cumprimento à risca. O novo gestor da Cepe se mostrou sensível às demandas colocadas, em especial sobre o plano. Ele pediu 10 dias para dar uma resposta. O Sindgraf-PE garante a luta. O gráfico garante o sindicato. Sindicalizem-se!

[+ Informe Diário]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Responda: *