(81) 3222.5390 - 3221.3099
Em 11 de agosto de 2014 - às 8:37

Torne seu trabalho mais produtivo com cinco dicas simples de seguir

Com uma boa programação e tempo para descansar é possível melhorar o seu dia

 

Você tenta realizar todas as tarefas no trabalho, mas parece que falta tempo para terminar tudo do jeito que gostaria? Talvez seja necessário incluir alguns cuidados simples na sua rotina, que podem fazer toda a diferença na eficiência e ainda garantir o tão merecido descanso.

 

Os erros

 

 

Antes de saber o que fazer para aumentar a produtividade, é preciso entender o que pode estar acontecendo de errado. “Tem algumas coisas comuns que atrapalham muito, como checar o Facebook durante o dia e ser escravo dos seus próprios e-mails. É legal ter horários para checar tudo, porque se você olhar a cada 15 minutos pode chegar algo que tome o tempo de outra função”, explica o consultor e coaching Marcelo Cardoso, da RM1.

 

 

Surpreendentemente, outro problema é ter uma rotina muito programada, o que pode te prejudicar quando algo sair do controle. “Se você tem sempre os mesmos caminhos pode não conseguir se adaptar se precisar tomar outros”.

 

 

Cinco regras do desempenho exemplar

1- Programe seu dia

 

 

Programar o dia não é apenas chegar ao escritório e fazer um cronograma, vai além disso. “Escreva uma lista de tarefas do dia. Depois de escrever, priorize as urgentes e veja o que dá para ficar para mais tarde. Dessa forma, se não der para fazer tudo, pelo menos você não deixou de lado o essencial”, indica.

Já definiu as prioridades? Então agora é hora de decidir em que momento fará cada item. Para isso, Cardoso aconselha dividir o dia em quatro blocos: dois pela manhã e dois durante a tarde. “As interferências são normais, então organize esses blocos para você mesma se cobrar”, completa.

 

 

2- Um por vez

Se você já definiu as ordens de prioridade e separou o bloco não precisa mais se preocupar com o próximo item, e essa é a chave para o sucesso: fazer uma única tarefa por vez. “Se concentre em uma coisa e se doe para ela, não precisa manter a cabeça no que virá depois”, adverte.

 

 

3- Não se prenda ao perfeito

É claro que o trabalho precisa sempre ser bem realizado, mas você já parou para pensar que buscar a perfeição pode ser um atraso? “Se não der tempo de terminar não adianta, faça primeiro o básico, o que é esperado daquela função, e se realmente sobrar tempo você complementa. Às vezes as pessoas ficam prisioneiras da perfeição e isso trava os próximos trabalhos e até atrasa prazos importantes. 100% perfeito atrapalha seu dia”, alerta.

 

 

4- Faça pausas


Foto: Dragonimages/iStock

Por mais deveres que você tenha, passar o dia todo sem se desligar pode cansar demais e atrapalhar seu bom desempenho. Ao organizar os blocos, dê a si mesma alguns minutos entre cada um deles. “É muito importante ter tempos de parada, seja para um café ou para o Facebook. Se você concluir a tarefa daquele bloco, faça 15 minutos de intervalo, se não conseguir faça mais curto, entre cinco e 10 minutos”.

 

 

5- Tenha horário

Ficar até mais tarde pode acontecer vez ou outra, mas não pode ser parte da sua rotina, afinal, uma pessoa cansada é uma pessoa menos produtiva. O objetivo da sua lista de tarefas é exatamente verificar o que pode ser deixado para depois caso não exista tempo para tudo, porque o seu descanso é essencial. “Excesso de horas de trabalho não é sinônimo de eficiência, eficiência é concluir toda a demanda que se tem”, finaliza.

Naiara Taborda

 

 

fonte: daquidali.com.br

[+ Mulheres na Luta]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Responda: *